Nota de apoio à professora Marlene de Fáveri

O Partido dos Trabalhadores de Florianópolis (PT-Floripa) vem a público manifestar sua indignação pelo processo de coação e perseguição contra a professora Marlene de Fáveri da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ela foi acusada de fazer propaganda do feminismo em sua atividade docente ao ministrar um curso cuja temática é o Feminismo.

Esta ação, estimulada pelo movimento Escola Sem Partido tem como objetivo coagir, intimidar, constranger e censurar professores de História em todo o território nacional, que tem como base a afirmação de que os docentes estariam fazendo "doutrinação esquerdista" em seus alunos.

Trata-se de uma de uma ação que contraria “o princípio constitucional do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, assim como o da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, considerando como válidos determinados conteúdos que servem à manutenção do status quo e como doutrinários aqueles que representam uma visão crítica”.

A professora está sendo processada por uma ex-aluna, que frequentou seu curso, que a abordagem do mesmo seria sobre gênero e feminismo. A aluna alega que se sentiu constrangida como cristã e antifeminista, pela matéria apresentada e discutida nas aulas.

Fica evidente a forma tendenciosa tanto da aluna quanto desse movimento, tentando impedir que os professores abordem em suas classes quaisquer temas que considerem contrários à ideologia que defendem e de forma falaciosa os acusam de fazer propaganda ideológica.

O Partido dos Trabalhadores não pode se calar diante desta arbitrariedade, pois sempre defendeu e defendera a liberdade de expressão e chama a atenção para os resultados catastróficos para o país para a democracia. Não podemos aceitar que se amordace a educação e em nome de uma suposta moralidade o pensamento crítico o debate e a informação sejam cerceados.

Por isso, o Partido dos Trabalhadores declara sua solidariedade à professora e a quaisquer trabalhadores da educação que estejam sofrendo este tipo de constrangimento. Nossos jovens não precisam de professores amordaçados, mas de profissionais, atuantes e comprometidos com uma educação de qualidade e libertadora.

Eventos

Sem eventos

Nosso Endereço

Avenida Hercílio Luz, 639, Edifício Alpha Centauri, Sala 513, Centro, Florianópolis

Curta o PT Floripa

Receber informativo

PT - SC

PT Nacional