PT lançará cursinho pré-vestibular popular

“Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.” Paulo Freire

Projeto Educação Popular (PT/Fpólis)

O Curso

O curso tem como motivação inicial e objetivo específico a preparação de estudantes de todas as etnias, trabalhadoras e trabalhadores populares, jovens de todas as idades, oriundos da educação pública e preferencialmente da periferia, para o concurso vestibular nas universidades públicas e o acesso ao ainda tão elitizado ensino superior.

Os cursos Pré-ENEM e Vestibulares Populares são promotores de debate, organização política e mobilização social pela democratização do acesso, ampliação, gratuidade, qualidade e popularização do ensino superior.

 

Apesar de um breve período de democratização da educação de nível superior, pelos governos populares Lula e Dilma, atualmente, o povo está sendo agredido por políticas que têm como objetivo, impedir que nossos alunos e alunas populares tenham acesso às universidades.

Os ataques à educação vêm de todos os lados, principalmente, por meio do sucateamento do ensino público promovido pelos governos (municipal, estadual e federal), nos projetos como “Escola sem Partido”, na alienante Reforma do Ensino Médio, nos cortes em programas que visam promover a ampliação e a popularização do acesso ao ensino superior, na esfera federal. Além de toda a pressão promovida pelos governos em todos os âmbitos, na tentativa de alteração de programas de Ações Afirmativas nas Universidades Federais.

Os Professores

Pensando nestes ideais sociais, o Pré-ENEM e Vestibular Popular do PT será formado por professores e professoras que acreditam nos princípios e querem proporcionar uma sociedade mais justa e igualitária.

Todos os educadores e colaboradores do Pré-ENEM e Vestibular Popular do PT irão atuar de forma voluntária e militante, dedicando parte do seu tempo, além do próprio trabalho dentro da sala de aula, nas diversas atividades e funções necessárias para o funcionamento e aperfeiçoamento do mesmo.

Tais atividades podem ser exemplificadas em núcleos de pesquisa por disciplina para elaboração do material didático, construção de metodologias alternativas que reflitam no trabalho em sala de aula, criação de ferramentas didáticas, mapeamento e pesquisa dos conteúdos do ENEM e do Concurso Vestibular /UFSC/UDESC, atividades extraclasse e simulação do Concurso Vestibular.

Os Estudantes

Todos os estudantes do Pré-ENEM e Vestibular do PT serão oriundos das classes populares da região metropolitana de Florianópolis, com menores rendas, os quais mais necessitam de um espaço de emancipação social, política, econômica, e todos tendo concluído ou estando em fase de conclusão do Ensino Médio em Instituições Públicas ou EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Seleção de Educandos

A seleção de educandos do Pré-ENEM e Vestibular Popular do PT será socioeconômica. Os selecionados deverão ter estudado em Escolas Públicas ou EJA. Em uma semana de seleção, os (as) colaboradores (as) e educadores (as) irão entrevistar os (as) candidatos (as) para avaliar as documentações e as suas trajetórias nos processos de aprendizado. A prioridade será o critério de renda (as pessoas com menor renda serão selecionadas) e, também, serão critérios questões sociais, de gênero, de etnia.

Serão requeridos para os candidatos e candidatas: Histórico Escolar (comprovar que estudaram em escola pública), a conta de luz, comprovação de renda (será detalhada na formação de professores como será feito) e identidade de todos os moradores que residem com o candidato ou a candidata. APENAS serão aceitos CÓPIAS na documentação.

Todos os professores e professoras são obrigados a participar de, pelo menos, um dos dias do processo seletivo de educandos e educandas para poder participar do projeto de educação popular do PT/Fpólis.

Seleção de Professores e Professoras

Todos os professores e professoras passarão por seleção por uma comissão que será composta pelo responsável pela elaboração pedagógica do projeto e uma pessoa indicada pela Direção Municipal do PT. Farão as conversas com os candidatos e selecionarão o quadro de professores e professoras militantes. Será priorizados, no processo seletivo, professores e professoras que tenham já algum histórico de militância e docência na Educação Popular.    

A Elaboração Pedagógica

A manutenção da organização e aperfeiçoamento elaboração pedagógica do Pré-ENEM e Vestibular do PT, será feita sempre de forma coletiva, através das reuniões mensais de professores e professoras em conjunto com representantes do Diretório Municipal do PT/Fpólis e a formação de Grupos de Trabalho.

A coordenação inicial da construção pedagógica está sendo realizada por uma comissão, presidida pela companheira Margarete Sandrini, aprovado pela executiva do partido.

Venha ao seminário de organização do Curso Pré-Vestibular Popular, na sede do PT (dia 29 de agosto), a partir das 17h.

Cordialmente,

Carlos Eduardo de Souza (Cadu)

Presidente do PT de Florianópolis

Faça sua inscrição, preenchendo o formulário no final da página

Eventos

Sem eventos

Nosso Endereço

Avenida Hercílio Luz, 639, Edifício Alpha Centauri, Sala 513, Centro, Florianópolis

Curta o PT Floripa

Receber informativo

PT - SC

PT Nacional