História

Breve histórico eleitoral do PT na capital

Histórico Eleitoral

Eleições de 1985

O PT se dividiu em três grupos: “[...] o que apoiava Andrino; o grupo trotskista Liberdade e Luta, partidário duma plataforma e campanha radicalizada e o grupo dos independentes favoráveis a uma plataforma mais aberta, ainda que insistindo sobre a candidatura petista como uma questão de princípio”. Esta última vertente foi a vencedora e o partido lançou como candidato a prefeito Jorge Lorenzetti, presidente da CUT estadual. O partido alcançou 3,3% dos votos.


Eleições de 1988


Neste ano o PT lançou Flavio Valente como candidato, mais uma vez teve uma baixa votação, refletindo em boa parte o alcance das propostas petistas na cidade naquele momento. Foram 3,6% dos votos.

 


Eleições de 1992

Este ano o PT fez aliança com o PPS que tinha a candidatura de Sergio Grando a prefeito, o vice foi Afranio Bopré ainda no PT. Tal aliança alcançou 30,5% dos votos e foi vitoriosa, o partido ajudou a comandar o município.


Eleições de 1996


Representando a continuidade da administração de Sérgio Grando, num momento em que ainda não havia a possibilidade legal da reeleição, é lançado o seu vice, Afrânio Boppré, apoiado novamente por uma coligação de partidos de esquerda (tendo como vice o médico Ricardo Baratieri, do PDT).

A avaliação da gestão Grando/Boppré, feita pelo eleitorado, era predominantemente positiva, embora tenha declinado ao final do período. A “gestão popular” havia implementado algumas mudanças de prioridade nas políticas públicas, enfatizando pequenas obras e serviços para os morros e bairros periféricos, incluindo, entre outras medidas, linhas de ônibus, “cestões do povo”, asfaltamento de ruas (decidido pelas comunidades através do Orçamento Participativo). Sem apoio do Governo Estadual e Federal, além de uma ao final da gestão, a prefeitura tendo que resolver todos os problemas com recursos próprios, ficou sem verba para pagar a folha de pagamento, o que prejudicou muito a reeleição. O PT ficou em segundo lugar com 29,9% dos votos.


Eleições de 2000

Pela coligação PT-PSTU, o PT lançou o líder sindicalista do setor bancário Vânio dos Santos a prefeito. O partido alcançou 9% dos votos ficando em quarto lugar.


Eleições de 2004


O PT escolheu seu candidato através de prévias entre os seus filiados no município. Em março de 2004 três candidatos disputaram internamente a pré-candidatura a prefeito: o deputado estadual Afrânio Boppré; o deputado federal Mauro Passos e Serge Goulart. O vencedor das prévias foi Afrânio Boppré. Nessas eleições o PT alcançou 14,6% dos votos ficando em quarto lugar.


Eleições de 2008

Nessas eleições o PT lançou a Prefeito Nildomar Freire (Nildão) que tinha sido vereador em Florianópolis. Nesse ano alcanço-se 6,4% dos votos.


Eleições de 2012


A candidatura majoritária foi do PCdoB com a deputada estadual Angela Albino e Nildão de vice. Em determinado período da eleição a chapa apareceu em primeiro lugar nas intenções de voto. Ficamos em terceiro lugar.

Eventos

Sem eventos

Curta o PT Floripa

Receber informativo

PT - SC

PT Nacional